
Foto: João Miguel Júnior/TV Globo
Ampliar
Crô
é o novo gay das novelas. Interpretado por Marcelo Serrado, ele é o
assessor de Tereza Cristina (Christiane Torloni) em "Fina Estampa"
Apesar de todo o preconceito e a homofobia que ainda sobrevivem, o universo gay continua marcando presença, inclusive na TV. Desde o início da teledramaturgia brasileira, os representantes LGBT mostraram suas caras, bocas, visuais e... bordões - aquelas famosas expressões e frases que são repetidas nas novelas e caem na boca do povo, ganhando as ruas.
Relembre os personagens gays que fizeram sucesso na TV
A nova novela global das 21h, "Fina Estampa", já tem seu representante da turma gay: Crodoaldo Valério, ou simplesmente Crô, interpretado por Marcelo Serrado. O personagem é afetado, tem característicos trejeitos e um visual colorido e exuberante.
Confira os dez motivos para assistir "Fina Estampa"
Desde já, portanto, Crô entra para o grupo dos "gays pops": aqueles personagens que, sim, são espalhafatosos, usam gírias específicas do universo gay - e popularizam essas gírias nas novelas -, não disfarçam suas preferências sexuais e fazem questão de roubar a cena. E que, mesmo assim - ou por isso mesmo -, ganham o sucesso e o carinho do público, até mesmo de facções mais conservadoras dos espectadores.
Internautas ficariam chocados com beijo gay na TV
Relembre a seguir a galeria dos gays mais pops das novelas e da TV em geral

Foto: TV Globo
Valéria (Rodrigo Sant'Anna) e Janete (Thalita Carauta) em "Zorra Total"
É o hit do momento. A personagem, que se denomina Valéria (ex-Valdemar) é interpretada por Rodrigo Sant'Anna no humorístico "Zorra Total", e virou a grande atração do programa semanal, sempre assessorada pela "amiga" Janete (Thalita Carauta). O bordão de Valéria tem variações e pode surgir em outras roupagens: "Ai, como eu tô maléfica!", por exemplo.

Foto: TV Globo
Seu Peru (Orlando Drummond), o gay da "melhor idade"
Outro gay que frequentou humorísticos, especialmente a "Escolinha do Professor Raimundo". Interpretado pelo veterano ator e dublador Orlando Drummond, Seu Peru era um homossexual extravagante e sexagenário, sempre pronto a disparar sua expressão de duplo sentido, carregando na letra R: "Tô porrrrr aqui!"

Foto: TV Globo
Painho (Chico Anysio), com a ajudante Das Mercês (Aparecida Petrowsky)
Para encerrar a trinca humorística, o inesquecível Painho, de Chico Anysio, nos anos 80 e 90. Ele era uma espécie de pai de santo que vivia recebendo visitantes, sempre cercado por suas mucamas. E volta e meia soltava: "Affe!" Também costumava disparar um "Sou doido por essa neguinha!" Painho voltou a aparecer na TV, recentemente.

Foto: TV Globo
Áureo (André Gonçalves), em "Morde & Assopra"
Atualmente no ar às 19h, em "Morde & Assopra", Áureo é o segundo gay na carreira de André Gonçalves. Mas ao contrário do discreto estudante Sandrinho de "A Próxima Vítima" (1995), Áureo é um espalhafatoso estilista que vem causando na cidadezinha de Preciosa, sempre dizendo "Hello!" e fazendo preces para a "Nossa Senhora do Glitter".

Foto: TV Globo
Roni (Leonardo Miggiorin), o animado promoter de "Insensato Coração"
Leonardo Miggiorin interpretou o promoter na recém encerrada "Insensato Coração". Roni era o fiel escudeiro de Natalie (Deborah Secco), e ambos viviam se chamando de "bee", "bicha" e outras gírias. "Arrasa, bi!" era uma das expressões favoritas da dupla. Roni também elogiava Natalie dizendo que ela estava "tuda".

Foto: Memória Globo
Lulu (Eri Johnson), em "Barriga de Aluguel"
Lulu era coreógrafo da casa de shows onde grande parte da história de "Barriga de Aluguel" (1990) se passava. Eri Johnson encarnou o tresloucado Lulu, que adorava paquerar jogadores de futebol e vivia gritando "Fui!"

Foto: Reprodução
Edilberto (Luiz Carlos Tourinho), de "Suave Veneno": Abalou Bangu!
Edilberto (Luiz Carlos Tourinho) era o desastrado assistente do guru Uálber (Diogo Vilela) em "Suave Veneno" (1999). Quando queria comemorar algo ou elogiar o chefe, disparava: "Abalou Bangu!"

Foto: TV Globo
Ariel (José Wilker), de "Desejos de Mulher"
8. Ariel - Minha Santa Terezinha de Lisieux!
Ariel (José Wilker), casado com Tadeu (Otávio Muller), em "Desejos de Mulher" (2002), tinha esse peculiar bordão, pronunciado quando ficava nervoso. O casal foi um dos poucos destaques dessa novela das 19h.

Foto: TV Globo
Cássio (Marco Pigossi) em "Caras & Bocas": Tô rosa chiclete!
Marco Pigossi encarnou o colorido rapaz, que trabalhava em uma galeria de arte em "Caras & Bocas" (2008). Cássio roubou a cena da novela com sua palheta de cores em forma de gíria. Cada vez que ficava surpreso com algo, ele dizia coisas como "Tô rosa chiclete!", "Tô roxo berinjela!" e "Tô bege degradé!"

Foto: Reprodução
Eugênio (Sérgio Mamberti), mordomo de Heleninha (Renata Sorrah) em "Vale Tudo": um clássico
O mordomo de Celina (Nathália Timbergh) em "Vale Tudo" (1988) não tinha um bordão específico, mas garante seu lugar nesta ilustre galeria, graças ao seu charme e sua inesgotável cultura cinematográfica. Sérgio Mamberti interpretou com maestria o personagem. Eugênio era viciado em cinema e comparava os personagens da novela aos grandes astros e estrelas de Hollywood. Uma criação inesquecível desta novela também imortal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
foi!!!!!!!!!!!! é novidade!!! ♥♥♥♥