
Foto: Reuters
Estudante é detida por participar de ocupação da prefeitura de Santiago, capital do Chile
Agentes das tropas de choque da polícia entraram na Prefeitura cerca de uma hora e meia depois que a ocupação começou e retiraram os estudantes, que foram levados para delegacia.
Leia também:
A ocupação faz parte das mobilizações que os estudantes chilenos iniciaram em meados de maio para exigir uma educação pública, gratuita e de qualidade.
Os estudantes pedem uma reforma do sistema educacional vigente desde a ditadura militar de Augusto Pinochet (1973-1990), que estabelece tarifas para as matrículas na universidade pública inacessíveis para a maioria, que os obrigam a fazer empréstimos bancários para pagá-las.
Uma das reivindicações estudantis é que o Ensino Médio, atualmente administrado pelos municípios, passe para a alçada do Estado e tenha assim maior acesso a recursos.
Antes da intervenção policial, o prefeito de Santiago, Pablo Zalaquett, disse aos estudantes que a polícia desocuparia o prédio se eles não saíssem por vontade própria no prazo de 30 minutos.
A confederação dos estudantes do Chile (Confech), que reúne mais de 30 universidades, convocou uma nova mobilização para 9 de novembro na cidade de Valparaíso, sede do Poder Legislativo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
foi!!!!!!!!!!!! é novidade!!! ♥♥♥♥